Publicado por: Dani | 07/01/2009

Renovando minha CNH…

Ontem, fui ao Detran-MG para renovar minha carteira de motorista (que venceu exatamente ha um mês atrás). Teoricamente, dá pra fazer isso pela internet, mas o mundo não é perfeito para todos, então no meu caso, eu precisava ir ao Detran pelas seguintes razões:

  • Minha CNH não é de Minas (o que significa que eu precisava transferi-la de estado);
  • Minha primeira CNH foi obtida antes de 98 (o que significa que eu preciso fazer um curso ou uma prova para renová-la);

Vamos a aventura:

Resolvi ir ao Detran na parte da tarde, crente que era um procedimento rápido entregar documentos. Mas eu me enganei! Havia 3 filas:

  • No caso da primeira fila, haviam 4 atendentes: você chegava com a sua dúvida e o atendente informava os procedimentos para resolver seu problema (tipo: documentação necessária, local onde fazer B.O ou local da nova fila que você teria que encarar);
  • Para a segunda fila, môôôôôito maior do que a primeira, havia um atendente apenas distribuindo senhas e fazendo uma nova triagem. (E eu até agora não entendo pq o raio dessa senha não era distribuído na primeira fila.)
  • A terceira fila era a do atendimento propriamente dito;

Eu furei a primeira fila (totalmente sem-querer e por não entender que um amontoado de pessoas formava uma fila), enfrentei a segunda e fiquei observando o que o mocinho da senha fazia.. O procedimento era o seguinte:

  • Se o seu caso pudesse ser resolvido pela internet, você era encaminhado para outra fila onde as pessoas esperavam para usar um dos dois computadores que eles disponibilizavam; Nesse caso, a pessoa entrava nessa fila e rezava, pois eu escutei o povo reclamando que não havia ninguém para auxíliar no uso da máquina
  • Se o seu caso só pudesse ser resolvido por um atendente (esse era o meu caso), você era encaminhado para uma sala lotaaaada de nego esperando atendimento.

Até então, eu não estava acreditando que teria que ir para aquela sala lotada.. eu ainda tinha esperança que o mocinho da senha fosse me dizer que pra resolver o meu caso, eu teria que ir ao segundo piso.. e eu estava imaginando um segundo piso bem menos lotado. Mas aí, quando finalmente chegou a minha vez, eu perguntei:

Dani: – Ô moço, eu preciso renovar minha cnh e ela é de outro estado.
Moço me entrega um papelzinho
Dani (incrédula): – Ai moço, eu vou ter que esperar aí nessa sala?
Moço (rindo da minha cara): – Se você conseguir entrar aí hoje!
Ai eu passei um tempo mais conversando com o mocinho da senha e resolvi voltar no dia seguinte, durante a manhã.

No dia seguinte:

Acordei, faltei minha sagrada academia e lá vai eu cedíssimo pro Detran (eu tenho que admitir que eu estou muito cuca-fresca nesse início de ano.. acho que é porque eu ainda estou de férias). Chegando lá, a fila já estava quilométrica. Mas eu já havia me preparado psicologicamente pra sair dali pelo menos, meio-dia.

Passei pela filona da triagem novamente, minha senha era a 72.. olhei no painel: já estava atendendo a senha 60. Quase dei um pulo de alegria! Só faltavam 11 pra chegar minha vez! Olhei novamente o painel: senha 23. Putz.. quase tive um ‘Bitch Fit’… a porra da senha 60 era atendimento preferencial! Que bosta, pensei!

Mas ok, nada é tão ruim, tenho aqui comigo meu iphone pra navegar na internet, meu ipod para escutar as músicas do ‘The Killers’ e ainda por cima, tenho o dia todo.. nada vai me abalar, estou de férias e a vida é linda!

Enquanto isso no painel: senha 79, 83, 85, 100, 123,124.. (Cacete de agulha! Pq não tem um diacho de uma sessão só para atendimento preferencial?!) Eis que então, um moço que estava sentado na minha frente se irritou com a quantidade de senhas do ‘atendimento preferencial’ e teve um ‘Bitch Fit’.. levantou, foi lá com a mulher que estava distribuindo as senhas na hora e sentou a lenha no atendimento que só chamava as senhas dos velhinhos. Coincidência ou não, o fato é que o ‘atendimento preferencial’ diminuiu e as senhas normais passaram a ser chamadas mais rapidamente. Será que ‘Bitch Fit’ funciona, gente?

Alguns minutos passam e eu ouço algo semelhante a um toque de celular.. o toque se prolonga.. era um funk do tipo: ‘Poderooooosa, rainha do funk, Glamourooooosaa..’. Enfim, um som horroroso e alto! E eu pensando:

– Porra, será que esse surdo não vai atender essa bosta desse celular?

De repente, uma senhora chega perto de mim e pede licença pra sentar na cadeira ao meu lado. Ela estava bufando e quase tendo um ‘Bitch Fit’. Eu vi que ela estava mudando de lugar e depois que olhei para o antigo lugar dela entendi o motivo. O toque de celular não era um toque.. era um feliz rapaz com um casaco da galoucura escutando um funk no seu celular motorola com mp3 player.. aquela coisa descontraída! A senhora começou a chamar o menino de ‘sem noção’, mal-educado com mau gosto musical, etc.. xingou até! Eu estava me divertindo e tive um ataque de riso, porque a cena foi muito engraçada!

Finalmente a minha senha! 9 da matina.. UHUUU!! Pra quem achava que ia sair dali meio-dia, eu estava super no lucro.
A mocinha que me atendeu foi bem simpática.. transferiu minha CNH, me explicou que eu preciso fazer o curso ou a prova e fazer exame médico. Optei pelo curso, já que eu tenho algumas dúvidas sobre pontuação, etc! Além disso, fazer somente a prova significaria enfrentar a fila do Detran pelo menos mais 3 vezes já que minha carteira ainda tá em processo de renovação. Eu prefiro as 15 horas de curso. A atendente também disse que eu vou precisar voltar lá no final do processo pra assinar alguma coisa, mas pra essa fila, eu pretendo pagar alguém pra ficar na frente pra mim! Ou quem sabe usar uma barriga postiça pra entrar no ‘atendimento preferencial’.


Responses

  1. precisando de uma cnh com urgencia entre em contato autoescoladf@hotmail 62.93442816


Deixe uma resposta

Categorias

